sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

O ''aranha negra '' do Vitória





Uma mistura de Lev Yashin com o colombiano Higuita. Pelo menos esta é a combinação que o atual camisa 1 rubro-negro, Viáfara, espera conseguir para melhorar o que já está bom na sua carreira. Atualmente, tem o segundo melhor aproveitamento entre os goleiros da Série A.
Não é só com uniforme negro semelhante ao usado pelo russo Yashin, conhecido como o ‘Aranha Negra’, que Viáfara quer parecer. O gringo europeu é considerado como um dos melhores goleiros do mundo e tem até estátua na Rússia. Viáfara quer algo parecido. “Estou no Brasil para propósitos maiores do que ganhar dinheiro. Quero fazer história como o melhor goleiro colombiano aqui no Brasil”, disse.
Pelo menos no Vitória o goleiro está conseguindo uma trajetória feliz. Em 11 de 25 jogos ninguém conseguiu furar a defesa do gringo do Leão. Um aproveitamento que chega a incríveis 44% de solidez. Só perde para o funcionário de luvas do Grêmio, Vitor. Em apenas três jogos o Leão não contou com Viáfara, pois o atleta estava suspenso
O titular da Toca só não participou dos duelos contra o Cruzeiro, na estréia do certame, além dos jogos contra o Internacional e Atlético Paranaense, no Barradão. Ao todo, foram 27 gols sofridos. Média de apenas 1,2 tento sofrido por partida.
Apesar de admirar a escola colombiana de goleiros, Viáfara não quer ser comparado com o eterno Higuita. Segundo o goleiro do Leão, seu estilo é diferente do jeito doido de ser do seu compatriota. “Meu estilo é mais sério. É diferente, apesar de termos um jeito alegre de atuar”, contou Viáfara em seu ‘portunhol’.
Podemos até respeitar a opinião do colombiano. Mas o sangue muitas vezes fala mais alto. Exemplo disso são algumas jogadas inusitadas do camisa 1, como dribles e saídas do gol para ajudar os zagueiros. De quebra, está constantemente treinando faltas para ter mais uma mistura no seu estilo, desta vez com uma dose de Rogério Ceni, do São Paulo.
Logo que chegou à capital baiana, uma única queixa. “Não gostei muito do clima daqui. É muito quente”, reclamou. Agora, o conceito mudou. “Estou bem adaptado ao clima da cidade e do time. Gosto bastante daqui”, confessou.
Em 2009, Viáfara poderá consolidar sua história na Toca.

Nenhum comentário: